top of page

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para a promoção de ações globais relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à proteção ambiental. Criado em 1972, o programa atua em diversas áreas relacionadas a economia verde, ecossistemas terrestres, governança ambiental e assuntos atmosféricos, e reúne diversas entidades, como organizações não governamentais, internacionais, organizações ligadas a governos nacionais e órgãos da ONU. Este ano, a reunião do PNUMA do UFRGSMUNDI irá discutir o tema transição energética.
Durante a sua existência, o homem utilizou diferentes matérias-primas como fontes principais de energia. Tais matérias-primas estavam na base do funcionamento da economia mundial, e o controle de tais matérias primas foi e é uma grande fonte de poder entre os Estados. A partir do final do século XIX, o petróleo se torna tal matéria prima. Os produtos que dele derivam movimentam carros, navios, aviões, geram a maior parte da energia elétrica mundial e são amplamente utilizados na indústria.
Entretanto, o uso amplo e disseminado de petróleo tem causado diversos impactos ambientais alarmantes. As mudanças na composição da atmosfera causadas pela emissão de gases derivados da queima do petróleo estão provocando o efeito chamado Aquecimento Global. Tal efeito ameaça transformar significativamente o clima de diversas regiões do planeta, alterando os ciclos de chuva, provocando aumento no nível do mar e ameaçando diversos ecossistemas, bem como a vida humana. Além disso, o petróleo é uma matéria-prima não renovável, e estima-se que as reservas existentes terminem até o final do século XXI. Assim, a discussão sobre ações para que ocorra a transição de um modelo energético baseado em produtos de petróleo para fontes de energia alternativas e sustentáveis, com impactos ambientais menores (como energia hidrelétrica, eólica, solar, dentre outras) é de extrema importância. Este é o desafio da reunião do PNUMA deste ano.

bottom of page