top of page

O projeto é uma simulação da Organização das Nações Unidas voltada a alunos do Ensino Médio de todo o Rio Grande do Sul, a primeira de tal alcance realizada no Estado, e aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2012 na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Nesta ocasião foram simulados órgãos, agências e conferências das Nações Unidas que abordam temas importantes da agenda internacional atual. Cada participante representarou o interesse de um país, defendendo a sua posição em debates com os demais membros de seus comitês.
Simulações da ONU são oportunidades únicas para os estudantes discutirem de uma maneira bastante realística tópicos de grande interesse internacional, incentivando-os a se aprofundar e a se familiarizar com tais. Além disso, as discussões incentivam o desenvolvimento das habilidades oratórias dos participantes, bem como a sua capacidade de compreensão dos vários pontos de vista sobre um assunto, uma vez que a posição a ser defendida será a do país designado e pode não representar as ideias pessoais de cada um. Por fim, deve-se considerar o papel cada vez maior das relações internacionais na realidade de todos, e o UFRGSMUNDI proporcionará aos estudantes do ensino médio, e especialmente do ensino público, uma chance ímpar de se estudar e entender o funcionamento das Nações Unidas e de uma maneira mais ampla da sociedade internacional.

 

 

O UFRGSMUNDI

O público-alvo do projeto são estudantes de escolas públicas, apesar de que não são rejeitas inscrições de estudantes de escolas particulares. Temos consciência do diferencial que a participação no UFRGSMUNDI pode representar, pelas razões citadas anteriormente. Decidimos por isso priorizar a participação daqueles que possuem menos oportunidades. Como forma de melhor preparar os estudantes oferecemos ao longo do ano às escolas públicas o projeto UFRGSMUN BIS, que introduz às turmas de ensino médio aos valores e princípios das Nações Unidas e realiza uma curta simulação, para que os alunos participem do UFRGSMUNDI já familiarizados com as regras e princípios de simulações da ONU. Buscamos por meio de todo esse processo maximizar o aprendizado e o aproveitamento de todos os participantes durante os dias da simulação.
O projeto ofereceu 150 vagas distribuídas em cinco comitês, quais sejam o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que discutiu a questão da Caxemira; o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que abordou o tema do relativismo cultural com relação aos direitos das mulheres; o Comitê Social-Humanitário das Nações Unidas, que debateu a liberdade na internet; o Conselho Econômico para a América Latina, que tratou sobre a pobreza no continente; e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que analisou a questão da insegurança alimentar no mundo. A inscrição custou cinco reais por delegado.

bottom of page