Segundo dia de debate conta com crises, sequestros e ameaças
- nicolebiancardi1
- 17 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Foram duas crises, um sequestro, ameaça de morte e de guerra nuclear
Por Beatriz Araújo e Bibiana Lay, Middle East Eyes
O segundo dia de debates se inicia com discussões e diversos conflitos dentro do comitê, tendo em vista o ataque terrorista que foi feito na madrugada do dia anterior. Os responsáveis foram grupos terroristas iranianos e iemenitas, que deixaram quatro mortos e doze feridos, no objetivo de abalar a infraestrutura hídrica da Arábia Saudita.
Além desse acontecimento, também houve um sequestro do rei do último país citado, sendo a exigência para libertá-lo o envio de água para o Iêmen. Ademais, os delegados prosseguiram bastante nos documentos, conseguindo finalizar cinco.
Após o almoço, se inicia a quarta sessão que, por falta do que falar, se torna extremamente repetitiva. Movimentando o comitê, Marrocos pede que os demais países da OCI reconheçam sua soberania, porém, Irã recusa. Em resposta, Marrocos diz que retirará a sua assinatura de todos os documentos feitos até o momento caso o país continue com essa posição e discussões volta para a casa, fugindo totalmente do escopo do comitê.
Na quinta sessão, o assunto continua o mesmo e Irã e Marrocos são acusados de monopolizar a sessão, esgotando com a paciência de todos os delegados presentes. Agravando a situação, vazam conversas sigilosas entre a Uganda e o Marrocos, planejando alguma espécie de manifestação contra o Irã. Entretanto, a notícia é acusada de ser fake news por parte dos países envolvidos, que não conseguiram encontrar argumentos bons o bastante para se defenderem.
Após algum tempo, Irã e Marrocos conseguem, finalmente, mudar o assunto, ficando definido que a independência do país será reconhecida aos poucos. Apesar de algumas falas repetidas no geral, os delegados conseguiram redigir muitos documentos verdadeiramente úteis, que contribuíram para arrecadar fundos e melhorar as condições hídricas nos países islâmicos. As ideias foram promissoras e o debate conseguiu andar de maneira fluída, mostrando empenho dos delegados no comitê e a qualidade das discussões.
Comentários