top of page

Países do CSNU se reúnem neste final de semana para debater a situação do Camboja

  • valbressan
  • 16 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

Por Franciele Willig e Geórgia Américo, The New York Times


O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) se reuniu neste sábado para debater a situação do Camboja. Medidas preventivas e de segurança foram levadas à conversa. Espera-se uma resolução ainda neste domingo.


O debate ocorreu, neste sábado,15 de outubro, na 11° edição do UFRGSMUNDI, uma simulação das Organização das Nações Unidas (ONU) para estudantes do ensino médio, na cidade de Porto Alegre, RS. Nesta ocasião se reuniram os 15 países membros do CSNU, entre eles: Áustria, Bélgica, China, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Estados Unidos da América, França, Iêmen, Índia, Reino Unido, Romênia, Rússia ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Zaire e Zimbábue.


A pauta do encontro foi a situação do Camboja, que está passando por um período delicado, tanto econômica quanto socialmente. Durante as duas sessões de debate, não houve muitas conclusões, mas quatro documentos de trabalho estão em andamento. Um dos acordos mútuos entre os países é a necessidade de prestar ajuda humanitária, entretanto, ainda é esperada a definição da forma que o auxílio será executado. Neste tópico giram pautas, como: necessidade ou não de intervenção militar, auxílio financeiro e médico, intervenção ou não nas eleições, questões sobre os refugiados do país e os "boinas azuis" que foram bastante discutidos.


Nota-se um CSNU com opiniões fortemente divididas, mas que tenta trabalhar para um consenso. No demais, os discursos decorreram sem muitos conflitos ou problemas, o que fez com que a dinâmica fosse fluida e as ideias rapidamente transpassadas para o papel.


Aguardamos o dia de amanhã para acompanharmos as próximas sessões e as resoluções dessa reunião.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page