Guerra da Ucrânia estrutura debates acerca de alistamentos voluntário e obrigatório
- nicolebiancardi1
- 16 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Por Rayssa Rodrigues da Silva, The Washington Post

O debate sobre o atual envolvimento entre Rússia e Ucrânia em uma guerra civil, citado em um dos discursos iniciais da delegação da Coreia do Sul durante a primeira sessão do Conselho de Direitos Humanos (CDH) - que traz como problemática principal para a união deste comitê “Situação de Crianças em Zonas de Guerra” - foi o grande protagonista desta tarde de esclarecimentos, que teve por consequência a primeira coletiva de imprensa realizada pelo jornal The Washington Post.
Após ser iniciado em torno das 13h40, o debate moderado contou com a participação de diversos países, como Rússia, Coreia do Sul, Sudão, tendo como protagonista dos mais diversos posicionamentos a emergente Ucrânia, que precisou constantemente se defender de ataques proferidos pela grande potência socialista russa em torno de legitimidade de suas terras.
Em seguida, depois do consenso de que a Ucrânia apenas expõe suas crianças ao combate devido às recentes condições impostas pela guerra, os países começaram a discutir os tópicos de uma agenda proposta pela mesa, com grande ênfase ao que seria a idade ideal para os alistamentos voluntário e obrigatório.
A grande potência estadunidense apenas veio a colaborar no final da sessão, em regime de debate não-moderado. Foi conciso em suas afirmações quando sugeriu o alistamento obrigatório somente após o fim acadêmico, assegurando o Inciso 1 do Artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma que todo ser humano tem direito a instrução, sendo a elementar obrigatória.
Uma coletiva de imprensa marcou a segunda sessão, ao convocar também Senegal, Holanda e Alemanha a responderem ao seguinte questionamento: qual o posicionamento das nações diante da guerra civil russa-ucraniana e o que é proposto para acabar com a posição de crianças-soldado?
Seguido de quarenta minutos de entrevistas, o comitê encerrou o dia com um documento que solucionava as questões abordadas.
Comentários