Grupo MINSK irá financiar fundo monetário para assistir a crise de Nagorno-Karabakh
- ufrgsmundi
- 9 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Deputados discutem sobre um fundo para auxílio financeiro na região da Armênia e Azerbaijão
Por Cassiane Davila e Cecília Pinheiro
The New York Times

Nesta sexta-feira (12), a reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas abordou o conflito na região de Nagorno-Karabakh. A delegação francesa propôs o plano de criação de um fundo para o auxílio financeiro, custeado pelo Grupo Minsk, direcionado às nações da Armênia e do Azerbaijão.
Após o desmembramento da União Soviética, o conflito Armeni-Azeri pelo domínio do enclave de Nagorno-Karabakh vem tomando um rumo cada vez mais violento. Mesmo após três resoluções feitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) durante 1992 e 1993, ambos os países continuam em um combate armado, fato que fragilizou ainda mais essas regiões.
Nesse sentido, o CSNU realiza mais um debate acerca da conflagração, no qual é discutido e aprovado o investimento em um fundo monetário de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) dos participantes do Grupo Minsk. As verbas serão direcionadas para o reparo econômico dos Estados do Azerbaijão e da Armênia, mas além disso, esse dinheiro será utilizado para subsidiar a produção agrícola desses países.
A instrução dos camponeses sobre as novas técnicas de cultivo será administrada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Comentários