top of page

Estados Unidos contraria maioria e se posiciona contra a regulamentação do ciberespaço

  • ufrgsmundi
  • 9 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

Primeira sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas debate a regulação contra espionagem


Por Eduarda Dal Magro

The Guardian


Na tarde de sábado (09), em conferência da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), discutiu-se acerca da segurança e da soberania no ciberespaço. Nessa primeira sessão, as delegações destacaram seus posicionamentos em relação ao tema e manifestaram suas propostas de intervenção para o ciberespaço.

Logo no início, destacou-se o posicionamento distinto da delegação dos Estados Unidos quanto a realização de uma regulamentação do ciberespaço. Os norte-americanos se colocaram contra a regulamentação e sugeriram um consenso de confiança. Segundo a delegação, a criação de uma regulamentação seria uma ação infundada, que silenciaria populações no ciberespaço.

Ainda sem um consenso quanto ao tema, várias propostas surgiram: a promoção de pesquisa internacional em busca de formas de contenção dos problemas no ciberespaço, a colaboração internacional por meio de MCC’s, a criação de medidas preventivas contra ciberataques, a criação de um tratado e de um fundo internacional destinado a prevenção de ataques cibernéticos. Opiniões distintas acerca das possíveis medidas adotadas para se obter mais segurança no ciberespaço criaram um ambiente de tensão nessa primeira sessão de debates.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page