top of page

Em nota, delegação de Ruanda se pronuncia sobre uso do termo "genocídio"

  • ufrgsmundi
  • 6 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

Em uma nota entregue hoje à BBC, a delegação de Ruanda do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) posicionou-se acerca do uso do termo "genocídio" para definir conflitos em seu território. Segue o texto abaixo, na íntegra:



Comunicado à imprensa

A República de Ruanda proclama que a nomenclatura de "genocídio" dada ao nosso conflito por algumas entidades verifica-se uma falácia, visto os esforços de Ruanda para defender sua população, perdendo vários soldados em batalha e até mesmo nosso excelentíssimo presidente Juvenal Habyarimana.

A dualidade do conflito, visto que há um lado que ataca e outro que contra-ataca, nega o caráter de eliminação sistemática de um genocídio. As baixas causadas pelas tropas do governo de Ruanda não seguem, de forma alguma, um processo de seleção étnica, e sim indivíduos hostis que estão apresentando um perigo à população de Ruanda como a Frente Patriótica de Ruanda. A FPR, não representa a população tutsi em sua totalidade, e é uma face das velhas políticas das elites do país em forma de terrorismo.



César Alexandre Monte Blanco Bacchin e Marina da Silva Tusset

BBC

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page