Detalhes sobre a Coletiva de Imprensa realizada no Comitê do Fundo Monetário Internacional
- ufrgsmundi
- 6 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Por: Fernanda Gianni e Isadora Bitencourt
Financial Times, 1986.
A Coletiva de Imprensa, que ocorreu na quarta sessão do Comitê de renegociação de dívidas latino-americanas, contou com a participação das ministras do Equador, da França e do Brasil, além do Diretor-Gerente do FMI.
A primeira pergunta da Coletiva foi direcionada à ministra brasileira e foi sobre a pouca flexibilidade que esta apresentou nas sessões que haviam sido feitas até então em relação as propostas desenvolvidas pelo FMI. Em sua resposta, a representante destacou que os objetivos brasileiros consistem no controle da inflação e negociação da dívida, e que estava flexível acerca de propostas feitas pelas demais delegações. No entanto, estas medidas deveriam ser mais definidas e ocorrer gradativamente para que todos os países pudessem se beneficiar.
Após, a delegação francesa, depois de ser questionada sobre como a negociação deveria prosseguir, a fim de que todos fossem beneficiados, sugeriu que o G5 e os demais países latino-americanos entrassem em consenso, visto que o comitê estava se polarizando.
A pergunta direcionada à ministra do Equador foi sobre a forma como as propostas até então desenvolvidas beneficiariam a economia de seu país, a resposta obtida foi que as tentativas de acordo estavam sendo excelentes, porém eram de "efeito dominó", já que os países estavam cobrando taxas muito altas, as quais as nações endividadas não possuem fundos para financiar, o que, como consequência, prejudica a economia dos credores.
Por fim, a última pergunta da Coletiva foi destinada ao Diretor-Gerente do FMI, que foi questionado se acreditava que a ausência de alguns delegados nas sessões teriam prejudicado o bom andamento do Comitê. O mesmo respondeu que não, ressaltando as delegações chilenas e mexicanas, visto que a presença de ambos dificultaria a chegada do Comitê em um consenso entre as opções propostas pelas delegações El Salvador e Alemanha relacionadas a esfera econômica.
Comentários