top of page

CSNU: Após dois dias de debates, delegados chegam a resolução

  • ufrgsmundi
  • 10 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

Delegados do Conselho de Segurança terminaram a resolução sobre o conflito de Nagorno-Karabakh


Por Cassiane Dávila

The New York Times

13 de novembro de 1993



ree

Nos dias 12 e 13 de novembro, aconteceram os debates sobre os conflitos de Nagorno-Karabakh no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Foram muitos pontos discutidos e enfim os delegados chegaram a uma resolução final. Nesta resolução, apresentam-se muitas propostas, algumas delas vão ser citadas logo abaixo:


O conselho irá encorajar a criação de uma linha de crédito e de um fundo econômico subsidiados pelo Grupo de Minsk e pelo CSCE. A criação de uma zona desmilitarizada de 50 quilômetros que circundam Nagorno-Karabakh durante um período de um ano. E, devido aos últimos acontecimentos, relataram que será estritamente proibido qualquer membro das Nações Unidas, direta ou indiretamente, apoiar paramilitares ilegais.


Além disso algumas outras propostas importantes serão citadas a seguir:

“Países devem socorrer e auxiliar economicamente tal ajuda às populações jovens que foram vitimadas, violentadas e/ou isoladas de seus respectivos responsáveis, seja antes ou durante do conflito de Nagorno-Karabakh, sujeitando-se a esse papel o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)”;

“Por meio da força-tarefa proposta nessa resolução, a Federação Russa disponibilizará postos de acolhimento aos refugiados até que estejam em plenas condições de retorno ao seu devido país”;

“Reintegração de todas as posses expropriadas durante o conflito tanto pela República da Armênia, quanto pela República do Azerbaijão, bem como a indenização de propriedades e bens danificados parcial ou integralmente durante as hostilidades.”


O documento completo, você pode acessar aqui.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page