top of page

Após cinco sessões, Comitê de Segurança das Nações Unidas entra em acordo para Proposta de Resolução

  • valbressan
  • 17 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

Após debates sobre prestação de ajuda, tanto financeira quanto outras, eleições no país, interferência externa e refugiados, países membros do CSNU elaboram Proposta de Resolução


Por Franciele Willig e Geórgia Américo, The New York Times


Neste domingo, dia 16 de outubro, ocorreram mais três sessões de debates entre o CSNU, totalizando cinco nos dois dias de reunião. Pela parte da manhã, as discussões se estenderam sobre prestação de ajuda financeira ao Camboja por parte países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Estas foram fortemente debatidas, havendo controvérsias entre algumas nações e desconfiança de outras.


Além disso, surgiram questões relacionadas às eleições no país e como elas devem ser executadas de modo que não desrespeitem a soberania cambojana. Isto foi a base para um debate sobre interferência externa das nações, bem como da Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, uma das decisões foi a presença dos boinas azuis em Camboja, como forma de ajuda humanitária. Ainda neste tópico houve algumas discordâncias que foram resolvidas dentro das sessões, de modo que sejam prestados auxílios financeiros e outros. Também foram debatidas questões relacionadas aos refugiados fora do país, em especial, na Tailândia.


As nações presentes cederam alguns de seus interesses para entrar em acordo em prol de prestar ajuda ao Camboja. Destaca-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os Estados Unidos da América (EUA), que entraram em concordância na última sessão.


O dia se estendeu sem muitos conflitos, tendo algumas discussões pontuais resolvidas ao estender das sessões. Por fim, os países membros do CSNU entraram em acordo para uma Proposta de Resolução.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page