Acordo selado entre o crescente Dourado traz medidas mais cautelosas sobre o narcotráfico asiático
- ufrgsmundi
- 5 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de out. de 2019
Por:
Anita Kerber Diniz;
Rodrigo Hirschmann.
Ainda na segunda sessão do primeiro dia de debates, um acordo multilateral foi selado entre Paquistão, Irã e Afeganistão. O acordo visa combater o narcotráfico principalmente por meio de uma rede de dados no Crescente Dourado, onde haverá monitoramento reforçado de todos os estados para, além de combater o narcotráfico, deportar ao país de origem e fortalecer fronteiras e impedir o comércio ilegal. Além disso, o acordo sela um livre comércio de produtos agrícolas, onde a produção de ópio será substituída por alimentos como o trigo.
O Crescente Dourado, região do Afeganistão, Irã e o Paquistão, emergiu como uma das duas grandes fontes de ópio no mundo. Por vários anos, até ultrapassou o “infame” Triângulo Dourado (território produtor de ópio pertencente ao Myanmar, Laos e Tailândia). E, com esse anúncio de um acordo multilateral, a região pode fortalecer suas políticas contra drogas e assim, conseguir um controle sobre as redes de tráfico.
A essência desse acordo foi a criação de uma cooperação monetária para o combate as drogas, uma espécie de fundo monetário poderia auxiliar na economia dos três países envolvidos.
Comentários